Programa Águas para Sempre é celebrado na Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico

  • Foto: Secom / Divulgação -

Programa da Águas de Joinville visa garantir a qualidade da água que é captada para o abastecimento da cidade, ao longo dos anos

Na abertura da primeira Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Joinville, a discussão sobre esses dois temas vitais para a comunidade foi o foco principal. Além disso, o evento trouxe um momento de reconhecimento e gratidão aos proprietários rurais que aderiram ao Programa Águas para Sempre, uma iniciativa da Companhia Águas de Joinville, que visa à preservação da qualidade da água e ao abastecimento sustentável da cidade.

Três proprietários rurais, Victor Odir Tapajoz de Arruda, Adriano Lutke e Max Eugenio Lutke, foram homenageados durante a cerimônia de abertura da conferência, recebendo pagamentos por serviços ambientais em reconhecimento aos esforços para proteger a qualidade das águas do rio Cubatão, que abastece Joinville. Juntos, eles receberam um montante de R$ 4.754,51, com os valores variando de acordo com o tamanho de suas propriedades.

Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Águas de Joinville, enfatizou a importância do Programa Águas para Sempre, afirmando: "O programa visa garantir a continuidade tanto da quantidade como da qualidade da água que é captada para o abastecimento de Joinville, ao longo dos anos. Nesta quarta, reconhecemos o comprometimento de três desses produtores rurais que aderiram ao programa e estão preservando a qualidade das águas do rio Cubatão."

O programa incentiva proprietários rurais a aderirem e cumprir um plano de conservação e restauração para suas propriedades, que pode incluir medidas como a proteção de áreas naturais, restauração de áreas degradadas e práticas conservacionistas do uso do solo. Ao final de um ano de compromisso, esses proprietários recebem pagamentos por seus esforços em preservar o ambiente.

Além dos pagamentos, o Programa Águas para Sempre oferece serviços ambientais prioritários, como a instalação e limpeza de fossa e filtro, projetos de plantio e manutenção de áreas de restauração e cercamento, entre outros.

Atualmente, quatro produtores estão participando ativamente do programa, e sete estão em análise de adesão. O programa, lançado em 2021, tem como objetivo proteger e recuperar áreas próximas à maior estação de tratamento de água da cidade, a ETA Cubatão, que atende a 75% da população de Joinville. O intuito é garantir água de qualidade e em quantidade suficiente para o abastecimento da cidade tanto no presente quanto no futuro.

Em agosto deste ano, foi lançado um novo edital do Programa Águas para Sempre, que ampliou significativamente a área de abrangência do projeto, passando de 1,2 mil hectares para cerca de 20 mil hectares em 2023. Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no edital aqui.

A primeira Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico representa um passo importante para Joinville na busca por soluções sustentáveis que garantam um futuro ambientalmente equilibrado e com acesso adequado a saneamento básico para todos os seus cidadãos.

Sobrevoo estendido no litoral Sul do Brasil registra 225 baleias-francas Anterior

Sobrevoo estendido no litoral Sul do Brasil registra 225 baleias-francas

Segundo dia da Feira de Metalurgia tem rodada de negócios e conteúdos inovadores Próximo

Segundo dia da Feira de Metalurgia tem rodada de negócios e conteúdos inovadores

Deixe seu comentário